Como crescer no varejo

  • Tais Bahov
  • Tais Bahov

    Jornalista, com especialização em Pesquisa e Branding

Crescer no varejo em meio à crise é um desafio que vem atormentando empresários de diferentes segmentos. O setor se transformou radicalmente nos últimos dois anos, com pandemia, isolamento social e digitalização forçada. E não há sinais de que o cenário vá mudar no curto prazo.

Localização impacta crescimento no varejo

Apesar dessa digitalização, a localização de lojas físicas continua sendo um fator importante, na opinião de Felipe Amaral, expert partner da Grão, porque há diferentes tipos de consumidores. “Há quem prefira ir à loja e sair com a sua sacola, mas há quem não queira sair de casa. Você precisa encontrar seu cliente em diversos canais”, pontua Felipe.

Segundo ele, pesquisa divulgada recentemente aponta que 13% dos entrevistados preferem ir à loja experimentar os produtos antes de comprar, 11% querem sair com o produto em mãos da loja física, enquanto 18% preferem a facilidade e a rapidez do e-commerce e 21% gostam de comprar online pelos descontos, cashbacks, programas de milhagem etc. Fora 22% que não gostam de sair de casa.

“Hoje em dia, para crescer no varejo a marca precisa estar posicionada fisicamente, para que a pessoa encontre a loja no shopping, na rua, saiba que ela existe, que tem uma boa qualidade de produto, mas que também encontre o produto online”, reforça. Ou seja, a palavra da vez é: omnichannel.

Business as usual X ecommerce

Outro desafio importante para quem quer crescer no varejo é eficiência operacional.

Isso porque pensar na estrutura de atendimento e gestão de um e-commerce é completamente diferente do atendimento na loja. E o gestor precisa considerar isso quando pensar na digitalização.

“É preciso entender a digitalização como um novo projeto, porque se antes você tinha um motor, agora está construindo outro e, em muitos casos, é preciso pedir ajuda para construir este segundo braço do negócio e fazer os dois andarem ao mesmo tempo”, explica.

A experiência do consumidor também é diferente no online e na loja física. E é preciso ter profissionais pensando em cada um desses momentos. “Se você não tem esse profissional em casa, tem que trazer do mercado”.

Como escolher onde abrir uma nova loja

Mas se o digital é um segundo braço do negócio, a loja física é o business as usual. E sua expansão não pode ser negligenciada. É preciso estar junto do consumidor e possibilitar a experimentação dos produtos. Para isso, as lojas são essenciais.

Pedimos, então, ao Felipe, que destacasse alguns pontos importantes na escolha da localização das lojas. Os mais relevantes estão a seguir.

  • Conhecer o público-alvo do negócio e compará-lo com o público do local pretendido.
  • Avaliar a visibilidade do ponto comercial pretendido.
  • Checar se ele está num local acessível, com pontos de transporte, estacionamento etc.
  • Entender o fluxo de pessoas no local.
  • Checar se há concorrência por perto.
  • Calcular custo de implantação X retorno.
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Por fim, a tecnologia pode ajudar neste processo, com cruzamento de dados e análises mais inteligentes. Em resumo: tudo o que fundamente a decisão, é válido, segundo Felipe. Ele alerta, entretanto, que só não é possível basear esse tipo de decisão em feeling. “Tem que entender o contexto, porque só feeling não faz mais sentido. Você pode ter o melhor plano de negócios, a melhor loja, a melhor margem. Se você não tiver isso estruturado para escalar, não vai dar certo”, alerta.

Apoio externo para crescer no varejo

Em todo esse processo, uma consultoria externa faz diferença na medida em que traz a visão de ponta a ponta e a visão do público externo sobre a loja. E essa visão é importante não só na estruturação de planos de expansão, como também em processos de otimização da gestão, bastante importantes em momentos de crise como o nosso.

“A gente sabe que nos momentos de contração econômica e crise, é importante organizar as estruturas internas e preparar o negócio, tanto do ponto de vista de estrutura quanto do ponto de vista financeiro, para poder expandir e crescer nos momentos de mais otimismo econômico”, alerta Felipe.

A Grão possui uma série de ferramentas que ajudam neste processo. Entre em contato para saber mais!

E se você quiser se aprofundar neste assunto, ouça a entrevista completa no Gcast, o canal da Grão Inteligência no Spotify.

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