• Home
  • Insights
  • A experiência digital e por que implementar o quanto antes

A experiência digital e por que implementar o quanto antes

  • Cassia Costa
  • Cassia Costa

    Executiva de Marketing, Comunicação e Planejamento

Para conseguir entender o que é experiência digital, é importante partir do pressuposto que a evolução digital em processos é apenas uma aplicação de tecnologia.

Digitar algo que antigamente seria feito manualmente não é uma experiência digital, é apenas uma modernização de um processos, que por sinal traz inúmeros benefícios em termos de eficiência (e também tem um longo caminho após a digitalização). No entanto, a experiência digital vai muito além.

Experiência digital é a prestação de um serviço (seja ele de utilidade ou apenas entretenimento) que só seja possível no ambiente digital, através da internet e/ou tecnologias avançadas, como por exemplo a Inteligência Artificial (IA).

Mas por que a sua empresa precisa propor uma experiência digital?

Dentre inúmeros motivos para a introdução da experiência digital na sua empresa, é o fato de que a experiência para o consumidor e/ou cliente final é muito mais rica dentro desse ambiente. E, se ela for de qualidade, ela vai diferenciar e ressaltar a sua proposta frente à concorrência.

A conversão do cliente dentro da sua jornada de relação com a empresa, que vai desde a descoberta da empresa (awareness) à fidelidade, é mais ágil e se consolida, fase após fase, aprofundando a relação do cliente final com a sua marca, através de uma experiência digital inteligente e marcante.

Vamos de exemplo? Já há algum tempo sua empresa tem um e-commerce, e apesar de alguns ajustes aqui ou ali, ele cumpre o prometido. A experiência digital aqui pode garantir que a tela do seu e-commerce seja automatizada através de inteligência artificial para mostrar itens da categoria que ele mais compra, ou até que ele fez busca nos últimos meses. Isso faz com ele o consumidor se sinta acolhido, agiliza a sua compra e gera uma visão de parceria.

Outro exemplo podemos considerar uma visão de employee experience, ou experiência do colaborador. Já imaginou ter o processo de jornada (desde a chegada do colaborador até o engajamento e performance) todo automatizado e centralizado num site e/ou app? Eles poderiam ser lembrados do seu período de férias, fazer a solicitação e preencher todos os docs necessários online. Sua colaboradora voltou de licença-maternidade, que tal gerar uma experiencia online onde ela possa fazer todos os processos de reembolsos médicos, inclusão do novo integrante da família, acesso rápido à seu atendimento no RH, etc, etc. Seria uma experiência incrível, não?

Ficou interessado? Mande uma mensagem pra gente e converse com um especialista.

Fique por dentro das novidades