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A automação de processos: um caminho sem volta

  • Cassia Costa
  • Cassia Costa

    Executiva de Marketing, Comunicação e Planejamento

Com a evolução da tecnologia, as empresas passaram a contar com soluções cada vez mais sofisticadas para otimizar suas operações, dentre elas, a automatização de processos.  

A automação de processos vem se consolidando como uma tendência em grande evolução porque permite que as empresas reduzam o tempo gasto em tarefas repetitivas e manuais, liberando seus funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas. Isso também possibilita que a empresa se torne mais ágil e esteja pronta para enfrentar mudanças no mercado e nas necessidades dos clientes.  

Outro fator que torna a automação de processos um caminho sem volta é a necessidade de as empresas estarem em conformidade com leis e regulamentos cada vez mais rigorosos. A automação de processos pode ajudar a garantir que os procedimentos sejam executados corretamente e que os registros e documentações estejam de acordo com as normas. Com isso, as empresas podem ter mais tranquilidade e segurança em relação a essas questões.  

Por fim, em um mundo cada vez mais digital e conectado, a automação de processos se torna uma das principais ferramentas para lidar com essa realidade. A inovação na automação de processos nas empresas, permite que elas tenham mais agilidade e flexibilidade para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.  

Como implantar a automação de processos e quais ferramentas utilizar na sua empresa?

Para realizar a automação de processos na sua empresa é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles é identificar o processo a ser automatizado. Para isso, é importante realizar uma análise detalhada do processo em questão, identificando todas as suas etapas e subprocessos.  

O segundo passo é definir quais são as atividades que podem ser automatizadas e como isso pode ser feito. Nesse sentido, é importante ter clareza de que nem todos os processos podem ser automatizados em sua totalidade. Por isso, é necessário definir quais atividades podem ser automatizadas e quais não. 

O terceiro passo é escolher as ferramentas e soluções para a automação. Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, desde softwares de automação de fluxo de trabalho até soluções como: 

RPA (Robotic Process Automation) que automatiza tarefas repetitivas e rotineiras, geralmente relacionadas a processos administrativos. Exemplo: UiPath, Automation Anywhere, Blue Prism, NICE, WorkFusion;  

ERP (Enterprise Resource Planning) integra e automatiza processos de negócios em todas as áreas de uma empresa, desde finanças e contabilidade até gestão de recursos humanos e cadeia de suprimentos. Exemplo: Oracle HCM, SAP SuccessFactors, Oracle SCM, Workday, Epicor;  

BPM (Business Process Management) que permite gerenciar e automatizar processos empresariais complexos, incluindo monitoramento, análise e otimização de processos; Exemplo: Lucidchart, Bizagi, Visio, Oracle BPM e IBM BPM, Power BI, Google Analytics, Tableau;  

CRM (Customer Relationship Management) automatiza processos de vendas, marketing e atendimento ao cliente, fornecendo uma visão mais completa da jornada do cliente dentro da empresa. Exemplo: Salesforce, Hubspot, Zoho CRM, Microsoft Dynamics 365;  

Ferramentas de gerenciamento de projetos ajudam a automatizar processos relacionados ao gerenciamento, planejamento, monitoramento e controle de projetos. Exemplo: Trello, Asana, Basecamp, Microsoft Project;  

Plataformas de e-commerce automatizaram seus processos de vendas online, incluindo gestão de estoque, gerenciamento de pedidos e processamento de pagamentos. Exemplo: Shopfy, Amazon, Mercado Livre;  

Ferramentas de automação de marketing como e-mail marketing, automação de fluxos de trabalho e análise de dados de marketing ajudam na automatização de tarefas diárias das empresas. Exemplo: Mailchimp, Hubspot, Pardot, Marketo.  

O quarto passo é implementar as ferramentas escolhidas. Nesse momento, é importante garantir que as ferramentas sejam 100% integradas de forma a garantir uma automação eficiente e sem erros. 

Por fim, o quinto passo é sem dúvida, monitorar e avaliar os resultados da automação. É importante realizar uma avaliação contínua do processo automatizado, de forma a garantir que ele continue eficiente e que os resultados esperados estejam sendo alcançados. 

A Grão Inteligência atua nesse processo end-to-end, desde o mapeamento do processo até a implementação da solução e monitoramento de resultados. Converse com um especialista.  

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