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Sua empresa está preparada para lidar com fraudes?

  • Tais Bahov
  • Tais Bahov

    Jornalista, com especialização em Pesquisa e Branding

O vazamento de informações internas atingiu 55% das empresas brasileiras e colaboradores foram responsáveis por 21% das fraudes identificadas

A tecnologia acendeu um alerta sobre a área de segurança de dados e prevenção a fraudes. Isso porque o Brasil foi alvo de mais de 3,2 bilhões de tentativas de ataque cibernético no primeiro trimestre de 2021, o dobro em relação aos três primeiros meses de 2020. A informação está em uma matéria publicada recentemente no jornal Valor Econômico.

Desde golpes comuns, como roubo de identidade, até grandes invasões a sistemas como o do Tesouro Nacional, as fraudes podem levar uma organização a prejuízos financeiros enormes e até a falência.

Fraudes no Brasil

Somente o vazamento de informações internas atingiu 55% das empresas brasileiras, de acordo com dados do relatório Global fraud and risk report, 2019/2020. E roubo de dados é uma das grandes preocupações atualmente.

Quanto aos responsáveis, o relatório indica que colaboradores são os principais autores das fraudes descobertas (21%). Em seguida estão clientes (18%), contratantes (12%), concorrentes (7%) e pessoas com motivação política (7%). Situações em que os responsáveis não foram identificados somam 17%.

Ou seja, essas informações sugerem que para identificar incidentes suspeitos é preciso investir em segurança da informação, controles internos e em um sistema de denúncias idôneo.

Foco em prevenção

Para se protegerem, muitas empresas passaram a buscar formas mais estruturadas de prevenir fraudes internas, de clientes e fornecedores. E o movimento faz sentido, já que uma área dedicada à prevenção de fraudes, com equipe experiente e sistema bem ajustado, é capaz de identificar até 150 possíveis fraudes a cada 1.000 situações analisadas. Investimento em prevenção gera economia e otimização de processos, essenciais em tempos de recursos tão escassos.

Como organizar uma área de prevenção a fraudes

Mas se você não tem uma área estruturada de prevenção a fraudes, pode estar se perguntando por onde começar esse trabalho. Buscar parceiros que tenham expertise no mercado pode ser um primeiro passo. Isso porque garante o funcionamento do sistema de prevenção mesmo em casos em que os colaboradores estão envolvidos nas fraudes, além de:

  • Aumentar a probabilidade de identificação das fraudes;
  • Garantir credibilidade ao processo, uma vez que a própria auditoria interna pode ser auditada;
  • Trazer segurança para pessoas que queiram denunciar alguma irregularidade, já que previne possíveis perseguições internas.

Bê-á-bá da prevenção

Independente do modelo de prevenção adotado ou da área de negócio da empresa, existem alguns passos essenciais para prevenir sua organização de ser vítima de fraudes. São eles:

  1. Conheça profundamente o negócio e identifique pontos de vulnerabilidade.
  2. Em seguida, para cada ponto identificado, crie regras para definir o que é uma potencial fraude e quais são os riscos envolvidos.
  3. Monitore o seu negócio e analise os dados recebidos para ajustar as regras conforme a realidade.
  4. Na sequência, invista em um sistema com tecnologia avançada e em equipe que esteja sempre um passo à frente, para inibir novas investidas dos fraudadores.
  5. Para se aprimorar: busque situações impossíveis de acontecer e crie travas no sistema
  6. Também importante olhar para o passado para aprender com situações já analisadas e padrões já criados, para em seguida fazer comparativos com as novas situações que vão se apresentando e construindo estratégias específicas para fraudes já conhecidas.
  7. Olhe para o presente, conheça a sua base de dados, mapeie o perfil do seu cliente e utilize técnicas estatísticas para projetar situações futuras e criar estratégias de combate a novas fraudes.
  8. Por fim, denuncie as fraudes ocorridas, buscando punição e cassação do registro profissional dos envolvidos, pois essa é uma forma de inibir possíveis novas fraudes.

A prevenção a fraudes na Grão

Como a área de prevenção é uma das expertises da Grão, desenvolvemos diversas soluções para apoiar o monitoramento e a gestão de um sistema efetivo antifraudes.

CONSULTORIA. Quer um projeto completamente personalizado para a sua empresa? Nossa equipe de especialistas desenha projetos sob medida para melhorar processos internos e mitigar problemas futuros. Ou seja, apoiamos sua organização para implementar e desdobrar indicadores de performance, gerir e desenhar processos e controles internos, rever o modelo operacional, gerir e analisar o risco de fornecedores, entre outras atividades. Para saber mais: https://graointeligencia.com.br/performance-excelencia-operacional/

MARKETPLACE. Para quem possui processos definidos, mas precisa de apoios pontuais, possuímos diversos módulos prontos para serem implementados, como: compliance, monitoramento de fornecedores, gestão de contratos e gestão de orçamento, por exemplo. Para conhecer esses módulos: https://graointeligencia.com.br/marketplace-grao/

OPERAÇÕES INTELIGENTES. Já está na fase de automação dos seus processos? Então saiba que, em parceria com o @sas_brasil, apoiamos empresas na implementação de soluções tecnológicas personalizadas para todas as etapas de um projeto de prevenção de fraudes, como diagnóstico, mapeamento de processos, gestão e melhoria nos índices de fraude internos. Entenda: https://graointeligencia.com.br/operacoes-inteligentes

O SAS Brasil foi nomeado líder de produtos de prevenção a fraudes e a Grão Inteligência é uma parceira estratégica nessa área. Por isso convidamos Rafael Cavalcanti, gestor da área de fraude no SAS e com formação nas áreas de TI, finanças e direito, para contar mais sobre o trabalho desenvolvido em parceria. Você pode ter acesso a essa conversa aqui.

Quer se aprofundar no assunto e desenvolver uma solução específica para a sua necessidade? Entre em contato com a gente!

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