• Home
  • Insights
  • Não tem verba de marketing milionária? Invista em marketing digital

Não tem verba de marketing milionária? Invista em marketing digital

  • Tais Bahov
  • Tais Bahov

    Jornalista, com especialização em Pesquisa e Branding

Se você sabe da importância de investir em marketing, mas trabalha em pequenas ou médias empresas e não tem muita verba para investir, marketing digital é para você.

O que é marketing digital

Marketing digital é o nome técnico dado ao conjunto de ações que uma empresa executa no ambiente online para desenvolver uma identidade própria, criar uma rede de relacionamento e fechar novos negócios.

Há diversas ferramentas que apoiam essa estratégia, como SEO, marketing de conteúdo, inbound marketing, account-based marketing, construir um site, ter um e-commerce, ativar redes sociais, desenhar a jornada do consumidor, divulgar email marketing, investir em tráfego pago etc. A lista é grande e muitas vezes parece não ter fim, porque sempre surge um jeito novo de abordar o consumidor e tentar criar uma relação com ele.

É muito fácil se perder e investir sem necessidade se o gestor focar na ferramenta e tentar investir em todas ao mesmo tempo. O foco deve ser primeiro em entender com quem se quer falar e, em seguida, em escolher a ferramenta mais eficiente para chegar nesse público. Ou seja, desenhar uma estratégia que primeiro coloque o consumidor no centro e na sequência defina as melhores formas de conversar com ele.

Vantagens do marketing digital para PMEs

Nesse momento você pode estar se perguntando: ok, mas qual é a vantagem dessa estratégia especificamente para quem tem uma pequena ou média empresa? Selecionamos algumas a seguir.

Primeiro: fortalece e dá credibilidade à marca

Hoje em dia, seja qual for o negócio, se ele não tiver um site ou um perfil na rede social, ele não existe. E você pode perder negócio, porque seus consumidores vão duvidar da sua empresa se ela não tiver uma presença online estruturada e sendo regularmente ativada. Basta pensar: quantas vezes você já “deu um google” no nome de uma empresa ou de uma pessoa antes de uma reunião? Ou quantas pesquisas já fez antes de comprar um produto? Quando sua empresa é pequena e poucas pessoas no mercado a conhecem, ter um site um perfil na rede é o primeiro passo para existir.

Segundo: cria uma rede de relacionamento

Ao investir em um site ou nas mídias sociais, as empresas vão criando e nutrindo uma rede interessada e disposta a receber informações da marca. Assim, quando você quiser comunicar algo importante ou mesmo lançar um novo produto ou serviço, vai fazer isso para pessoas que já conhecem sua história e seu produto. E consequentemente estão mais propensas a comprar de você.

E essa base de clientes em potencial pode se relacionar com a sua marca na própria rede social, mas você também pode direcioná-la para o seu site ou incluí-la em uma régua de relacionamento por e-mail marketing, por exemplo. Quem pode investir um pouco mais em uma ferramenta de CRM ainda consegue segmentar essa base de pessoas e pensar em comunicações mais direcionadas a cada grupo de interesse.

A lógica por trás dessa estratégia é que aos poucos, as pessoas vão ficando cada vez mais disposta a comprar de você.

Terceiro: é mais fácil medir o retorno do investimento

Ações online são rastreáveis de diversas formas. É mais fácil saber se o anúncio na rede social gerou visita e compra no seu site, ou se o post resultou em contatos diretos. Ou ainda, se o lead que está na sua régua de relacionamento já pode ser contatado pela equipe de vendas. Quando o orçamento é mais enxuto, as ações precisam ser eficazes e com o marketing digital é possível acompanhar o retorno dos investimentos e tomar medidas para corrigir as rotas mais rapidamente.

Marketing digital passo a passo

Se você chegou até aqui, é porque acredita na estratégia de marketing digital. E se você quer começar a estruturar essas ações na sua empresa, mas não tem muita certeza de por onde começar, nós podemos ajudar.

1º: Comece entendendo quem é o seu público e com quem você quer falar.

Há técnicas para isso, como pesquisa, conversa com clientes/prospects, criação das personas. O importante é elaborar esse perfil de alguma forma, para que você possa voltar a ele sempre que preciso.

2º: Invista em um site simples.

Ele deve dizer o que você faz, para quem, e trazer provas de autoridade. Essas provas podem ser testemunhos de clientes, cases, logos das empresas que você já atendeu, se o negócio for B2B, por exemplo.

3º: Crie perfil nas redes sociais onde estão os seus clientes e prospects.

Você não precisa estar em todas, até porque a atualização e a interação exigem tempo e equipe (que você pode não ter). Escolha a rede onde os seus clientes estão e planeje uma estratégia de atuação para ela.

4º: Produza conteúdo.

E divulgue nas redes e no site, assim você alimenta seu público com informações sobre quem você é e o que você pode fazer.

5º: Invista em anúncios online.

Eles vão aumentar o alcance dos seus conteúdos e a rede de contato.

6º: Invista em uma ferramenta de CRM.

Ela vai ajudar a divulgar conteúdos direcionados para cada tipo de contato. Quem acabou de seguir você precisa conhecer o seu trabalho. Já quem está com você há mais tempo está mais disposto a receber conteúdos aprofundados sobre temas específicos.

7º: Defina métricas e acompanhe o resultado das ações.

Não hesite em mudar o que não der certo ou não estiver trazendo o retorno esperado.

8º: Organize um time de vendas (ou vista o chapéu de vendedor).

E entre em contato com quem já estiver mais disposto a comprar de você.

Por fim, se você precisar de ajuda em qualquer uma dessas fases (ou em todas elas) entre em contato com o time da Grão. Nós temos uma equipe especializada que pode te ajudar na evolução e/ou  transformação do seu negócio.

Fique por dentro das novidades