Marketing de propósito veio para ficar?

  • Tais Bahov
  • Tais Bahov

    Jornalista, com especialização em Pesquisa e Branding

O título deste artigo é uma provocação mesmo. Até que ponto o marketing de propósito veio para ficar, ou será apenas mais uma onda, que passará?

Primeiro é preciso conceituar. Marketing de propósito é aquele orientado de acordo com valores corporativos (sejam eles quais forem) e capaz de engajar a comunidade da marca em torno de ações de interesses comuns. E por que ele é importante? Vamos lá!

1º: Marketing de propósito propaga o valor da marca

O Google tem escrito uma série de artigos sobre o comportamento de compra do consumidor e um dos aprendizados é que, desde 2009, aumentou muito a busca pelo “melhor” produto, enquanto diminui, em proporção parecida, a busca pelo produto “mais barato”. Ou seja, as pessoas têm valorizado mais a qualidade do que o preço na hora de decidir a compra. E o conceito de melhor é amplo, envolve performance, popularidade e também valor. O que abre uma janela de oportunidades para o marketing de propósito, já que melhor também pode ser o produto mais alinhado aos valores que o consumidor considera importante.

2º: O posicionamento garante a perenidade da marca.

Uma pesquisa recente da WMcCann mostra que a Geração Z  está mais propensa a comprar de marcas que demonstrem algum engajamento social. Lembrando que a Geração Z contempla as pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 90 e o início de 2010. Ou seja, se você quer que seu produto continue sendo consumido pelas gerações mais jovens, é preciso olhar já para seu impacto social.

3º: O consumidor espera que as marcas se posicionem

A Opinion Box perguntou recentemente aos consumidores brasileiros quais causas sociais as marcas deveriam apoiar. E mais da metade da população do nosso país indicou iniciativas voltadas à educação (59%), combate à fome e à pobreza (58%), saúde (58%), sustentabilidade (53%) e combate à violência contra a mulher (51%). Isso demonstra que o consumidor quer sabe as causas que movem suas marcas prediletas.

Marketing de propósito ajuda a engajar todos os stakeholders com a marca. Não comunica apenas com consumidores, mas também alinha a equipe interna e os parceiros em torno dos ideais da marca. E essa atuação ajuda a empresa a ganhar relevância social.

Para ter credibilidade, entretanto, é importante que as ações não sejam pontuais nem restritas ao marketing, mas que estejam inseridas no DNA da companhia e sejam adotadas de forma consistente.

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