Fim do poker face?

  • Tais Bahov
  • Tais Bahov

    Jornalista, com especialização em Pesquisa e Branding

Inteligência artificial: Como a tecnologia aprendeu a identificar e decodificar nossas emoções

As emoções são parte importante da nossa interação social e também da comunicação de marcas. Afinal, dificilmente nos lembramos de detalhes de histórias que ouvimos ou de propagandas que assistimos. Mas lembramos como nos sentimos quando tivemos contato com essa história ou marca. Por isso, interpretar as emoções corretamente para moldar as reações e respostas é um dos desafios da indústria de tecnologia (principalmente para a área de inteligência artificial). Se superado, contribuirá e muito para tornar a comunicação das marcas com seus consumidores ainda mais estratégica e eficiente.

Mas, para entender como a tecnologia e a inteligência artificial podem ajudar a indústria da comunicação, é preciso entender a evolução dessa indústria. Rana El Kaliouby, uma cientista de dados egípcia, por exemplo, investiu na criação de uma tecnologia que identifica as emoções humanas por meio do monitoramento de mais de 45 expressões dos músculos de nossa face.

E ela não está só nessa jornada. Na Universidade Carlos III, em Madrid, espanhóis desenvolveram um sistema que capta sinais de áudio e detecta parâmetros acústicos como velocidade e tom de voz para, a partir daí, identificar a emoção humana presente na voz e mudar o parâmetro de interação das máquinas com seu interlocutor.

Emoções à flor da pele

Todos esses estudos só são possíveis porque o corpo humano dá pistas involuntárias do que está sentindo. É inútil tentar disfarçar ou controlar algumas reações corporais. E há empresas especializadas em identificar essas pistas e traduzir os sinais para marcas que desejam se comunicar melhor com seus clientes.

A Forebrain, empresa brasileira pioneira em neuromarketing no Brasil, combina a análise das expressões faciais de consumidores enquanto assistem a uma propagada, por exemplo, com respostas desses consumidores a testes neurocientíficos. Com base nos resultados, consegue identificar emoções inconscientes despertadas pelas comunicações.  

Para quê tudo isso?

Essa identificação antes das campanhas irem ao ar, e no nível inconsciente, tem ajudado marcas a aprimorarem seus discursos. Assim elas conseguem criar conexões emocionais mais profundas com seu público.

Funciona assim: quando as marcas criam campanhas publicitárias, normalmente costumam ter como objetivo despertar certos sentimentos nos consumidores. Mas para garantir que o resultado final será atingido, é possível testar as campanhas acompanhando o movimento da face e dos olhos de alguns consumidores enquanto assistem ao filme. Para completar, essas pessoas ainda respondem a um questionário que utiliza técnicas neurocientíficas para identificar as emoções despertadas pelo filme. Se as emoções suscitadas forem diferentes daquelas que a marca pretendia despertar, o filme pode ser refeito e readequado antes de ir ao ar.  

Futuro

Soluções de inteligência artificial tendem a se tornar cada vez mais comuns. Já imaginaram como será o mundo em 10 anos? O Gartner prevê um aumento de 21% na receita mundial de softwares ligados à Inteligência artificial em 2022. O aprimoramento das tecnologias e sua constante humanização parece ser um caminho sem volta. A dúvida é: será que esse movimento de humanizar a tecnologia pode também nos humanizar e trazer mais empatia às nossas relações?

Como incorporar IA ao negócio hoje

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