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Inteligência analítica para acelerar resultados

  • Tais Bahov
  • Tais Bahov

    Jornalista, com especialização em Pesquisa e Branding

Inteligência analítica, aliada a técnicas de estratégia go-to-market, pode ajudar a acelerar a performance da sua empresa

Você certamente já deve ter sentido pressão para gerar resultados rápidos, seja você da área de produto, marketing ou comunicação. E essa pressão tende a crescer em um cenário socioeconômico tão difícil quanto o que temos vivido nos últimos dois anos.

Mas para driblar a pressão, a ansiedade e realmente conseguir atingir os objetivos de negócio de forma eficaz, é preciso ter uma estratégia sólida baseada em dados, análise, teste e muita inteligência. Para ajudar, a gente relacionou aqui um passo-a-passo de ações que combinam técnicas de aceleração de resultados, estratégia go-to-market e inteligência analítica.

Entretanto, antes de ver se essas técnicas fazem sentido na sua empresa, é preciso colocar em prática uma mentalidade voltada ao crescimento. O que queremos dizer com isso? Bom, como brasileiros que somos, pode ser que você esteja habituado a tomar decisões baseadas na experiência – sua, de amigos, conhecidos ou de colaboradores. Mas quando se trata de estratégias de aceleração e técnicas de inteligência, é preciso fundamentar as decisões em dados. E mais do que isso, é preciso estar aberto a errar e ter disponibilidade para corrigir os rumos o mais rápido possível.

Inteligência analítica passo-a-passo

1. Desenhe o seu Ideal Customer Profile

Conhecer seu público-alvo é um dos princípios básicos do marketing, mas você sabe realmente o que pensa o consumidor do seu produto? Como ele consome e onde? Como se comporta no dia-a-dia, em situações que extrapolam o ambiente de consumo? Estratégias de aceleração partem sempre da solução de um problema, mas para identificar o problema é preciso mais do que conhecer seu consumidor. É preciso se conectar com ele.  Para isso, há estratégias de captação e análise de dados (inteligência analítica acelera bastante esse processo) ou mesmo de pesquisa etnográfica ou outras técnicas de pesquisa de mercado. Combinadas, essas estratégias podem fazer a diferença na solução que seu produto irá trazer. 

2. Identifique problemas ou pontos de melhoria no processo de compra do seu produto atualmente

Você só vai conseguir fazer isso se souber quem é o consumidor e estiver disposto a ouvi-lo genuinamente. Essa não é uma etapa para você divulgar a marca ou falar sobre ela. É o momento de se aproximar do consumidor, conectar-se com ele e ouvir o que ele tem a dizer. Nesta etapa, se tiver feito um bom trabalho de inteligência analítica de vigilância, conseguirá identificar mais facilmente quais dores são relevantes a curto médio e longo prazo.

3. Tenha ideias para solucionar as dores dos outros

Essa é uma das etapas mais criativas de todo o processo. Hora de soltar a imaginação e descobrir qual é a melhor versão do seu produto – ou do seu processo de compra – que você consegue desenvolver para solucionar as dores dos clientes.

4. Teste, teste, teste

Um dos elementos-chave de qualquer processo de aceleração é testar os modelos, identificar pontos de melhoria e corrigi-los antes de lançar seu produto ou estratégia ao mercado. Pesquisa é fundamental nesta etapa. E ouvir os consumidores reais também, para ter certeza de que você não perdeu o ponto de vista do consumidor para a solução dos problemas identificados.

5. Modele o produto e defina a estratégia de lançamento

Identificou o problema, desenhou a solução, testou e aprimorou? Você está pronto para ir para a próxima etapa: definir o preço ideal, onde distribuir o produto e quais canais de comunicação usar para chegar no público-alvo. Aqui é importante saber onde seu público se informa, por exemplo, qual é sua faixa de renda familiar e quanto estaria disposto a pagar por produtos como o que você desenvolveu. Órgãos públicos como o IBGE, por exemplo, e institutos de pesquisa divulgam uma série de informações que ajudam a montar esse quebra-cabeças. Ter pesquisas próprias e ad hoc pode ser importante, principalmente para definição do preço. Seja qual for o seu produto, há técnicas de inteligência analítica que podem ajudar a coletar informações de mercado de forma mais eficaz e selecionar, dentre uma variedade grande de dados, o que deve ser considerado na hora de definir a sua estratégia de lançamento.

6. Definição das métricas de avaliação

Qualquer metodologia de aceleração pressupõe testes contínuos e adaptações constantes. Por isso é preciso definir quais indicadores serão considerados para analisar os resultados obtidos. O profissional de inteligência analítica consegue não só contribuir com a modelagem estatística, mas principalmente na análise das informações e na orientação de quais passos tomar no futuro para que seu produto ou empresa continuem sendo relevantes.

Mindset do profissional de inteligência analítica

Passar por cada uma dessas etapas exige um conjunto de habilidades comportamentais – as chamadas soft skills – que vão além da capacitação técnica. Envolve, por exemplo, empatia para se colocar no lugar do consumidor final e criar uma conexão real com ele. Envolve também uma predisposição e uma abertura ao erro, entendendo que falhar é uma oportunidade de melhoria. Além, claro, de resiliência para continuar tentando, mesmo após falhar.

E nesse sentido, só é possível acertar quando se persegue a qualidade e a excelência, ainda que a um passo de cada vez. Outra premissa, portanto, é quebrar as atividades em atividades menores e entregar sempre, mesmo que aos poucos. A tecnologia pode ajudar, automatizando tarefas chatas, repetitivas, que não envolvem competências analíticas.

Por fim, envolve também a formação de um time diverso, capaz de pensar sobre os problemas e soluções sob diferentes perspectivas. E um time colaborativo e empoderado, que tenha confiança e espaço para por em prática as soluções encontradas.

Há diversas técnicas de gestão e tecnologias para tornar cada uma dessas etapas mais assertiva e curta. Quer saber mais? Entre em contato com o time da Grão.

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