A expectativa para 2022 não é muito favorável do ponto de vista econômico, mas o setor de tecnologia se desenvolveu bastante nos últimos anos, tornou-se essencial durante a pandemia e tende a se consolidar ainda mais no futuro. Há razões, portanto, para sermos otimistas.
Um dos pontos mais importantes é que o isolamento social, causado pela pandemia, acelerou mudanças tecnológicas que demorariam anos para se concretizarem e isso aqueceu o mercado.
Armazenamento de dados em nuvem, por exemplo, é uma das áreas mais promissoras das próximas décadas. A informação está em relatórios da Statista aos quais a Grão Inteligência teve acesso. Se esse mercado movimentou cerca de US$ 226 bilhões em 2020, a expectativa para 2022 é de crescimento. E a previsão é de que movimente US$ 732 bilhões em 2026! Um mercado que envolve Infraestrutura como serviço (IaaS – Infrastructure as a Service), plataforma como serviço (PaaS – Platform as a Service) e software como serviço (SaaS – Software as a Service).
Outra área promissora é a de análise de mercado e de grandes quantidades de dados, o famoso big data. Faz sentido em um mundo hiperconectado como nosso, onde o acesso à informação é facilitado. Se grandes volumes de dados estão cada vez mais acessíveis, torna-se importante conseguir correlacioná-los para gerar inteligência em decisões de negócios. Não é à toa, portanto, que a expectativa para 2022 é de que receitas provenientes de atividades ligadas a big data e business analytics no mundo devem mais do que dobrar em comparação com 2015. A previsão da Statista é de que cheguem a 274 bilhões, segundo a Statista.
Big data, inclusive, é uma das tecnologias consideradas mais importantes para ajudar as organizações a atingirem suas metas de negócios. Pelo menos é o que dizem 72% dos profissionais ouvidos em uma pesquisa mundial conduzida pela empresa Harvey Nash no início de 2021. É a segunda tecnologia mais citada, atrás de SaaS, que foi mencionada por 79%.
Outras tecnologias também consideradas importantes estão relacionadas a inteligência artificial, robotização/automatização de processos, internet das coisas e realidade virtual. Lembraram do Facebook mudando de nome para Metaverso?
Mas não é só no setor de tecnologia que há boas notícias. Analistas acreditam que a agropecuária, que sofreu neste ano por conta da seca, tende a se recuperar em 2022. O IPEA, por exemplo, prevê safra recorde de soja no próximo ano e alta na produção de algodão.
Além disso, o Brasil se coloca como um dos países mais evoluídos em termos de vacinação contra Covid-19, mesmo tendo iniciado seu processo tardiamente. Essa situação torna novos lockdows improváveis, apesar de ser preciso acompanhar de perto a interação de novas variantes com as vacinas.
Aqui na Grão estamos otimistas com o mercado de tecnologia. No último ano, quadruplicamos a nossa equipe para darmos conta de atender à demanda crescente. Além disso, entrada do 5G no Brasil deve nos trazer novos desafios e oportunidades. E estamos investindo na estrutura da empresa para incorporarmos essa tecnologia.