Cansou de pensar em ações de marketing que não trazem os resultados esperados? Então a técnica do marketing de resultado é para você!
Traduzindo de forma simples, marketing de resultado é uma estratégia de marketing que tem como foco implementar ações facilmente mensuráveis. Ou seja, sua realização está atrelada à conquista de um resultado muito claro objetivo.
Para isso, a estratégia combina diversas outras técnicas de marketing, como SEO, inbound, marketing de conteúdo, email marketing, nutrição de leads etc. Cada uma aplicada no momento adequado da jornada do cliente.
De forma didática, o marketing de resultados é organizado a partir de 5 grandes fases. Nenhuma delas vai ter sucesso, entretanto, se você não alinhar o primeiro passo de todos, que é ter objetivos muito claros de aonde você pretende chegar com esse trabalho. Tendo essa meta definida, o caminho fica mais claro.
Aqui o foco da estratégia de marketing de resultado é produzir conteúdos em diferentes canais, usando formatos diversos, para mostrar para o seu público quais soluções você pode trazer para suas dores. É o momento para explorar os perfis nas redes sociais, investir nas descrições e fotos de produtos nos e-commerces, trabalhar bem os temas e os textos nos blogs e mesmo se arriscar em vídeos e tutoriais.
É importante que esses conteúdos sejam atrativos, fujam do senso comum e consigam se destacar na timeline das pessoas. Outro fator essencial para essa fase de atração é o tráfego pago, que faz seu conteúdo chegar a muito mais pessoas em um curto espaço de tempo. Só depende da sua capacidade de investimento.
O objetivo da fase de atração e produção de conteúdo é fazer você ser notado. Mas essa fase não vai prosperar se você não der o passo seguinte, que é entender quem está prestando atenção em você. Portanto, nessa fase de conversão, o objetivo do marketing de resultado é captar informações sobre os seus clientes em potencial. Nome, telefone, e-mail, empresa, cargo, enfim, as informações que forem importantes para você inseri-lo em uma base de dados e começar a nutrir esse relacionamento, que é a fase seguinte.
Uma vez que os potenciais clientes passaram seus dados a você e aceitaram começar esse relacionamento, é hora de direcionar conteúdos mais específicos que mostrem a esse cliente em potencial como os seus produtos ou serviços podem resolver as dores que eles tenham. Outra vez, a produção de conteúdo é uma peça importante nesta fase da estratégia de marketing de resultado, mas o formato pode mudar. É a vez do e-mail marketing, por exemplo, dos e-books ou de outras formas de compartilhamento mais direcionadas e menos abrangentes. A palavra-chave desta fase é aproximação.
Nessa fase vale fazer uso também de ferramentas de automação, como chatboots, por exemplo. Mas fique atento ao que o consumidor espera de você. O segredo está em oferecer uma automação humanizada na medida da expectativa do seu consumidor.
Você só vai conseguir executar bem essa fase se tiver tido sucesso nas anteriores. Portanto, um dos fatores de sucesso é a parceria entre o time de marketing e o de vendas, para que este último consiga estabelecer uma abordagem mais próxima e consultiva com esse lead, oferecendo soluções realmente sob medida. Abordagem puramente vendedora e agressiva não dificilmente funciona.
Por fim, para que a estratégia de marketing de resultado não seja de um tiro só e para que você consiga replicá-la com diferentes clientes, é preciso muito monitoramento. Ter indicadores em tempo real, acompanhar o que funciona e o que não funciona e adaptar rapidamente as estratégias são procedimento essenciais para ter sucesso no marketing de influência.
O passo-a-passo não tem muito segredo. Mas seu sucesso depende bastante do alinhamento entre o time de marketing, de vendas, de tecnologia e de gestão do negócio. Em qualquer uma dessas fases, a Grão Inteligência conta com um time de especialistas pronto para ajudar. Entre em contato com a gente!