Ter um e-commerce não é apenas ter um site para vender. Se esse site não for fácil de navegar e não entregar o que promete como o consumidor espera receber, está fadado ao fracasso. Algumas pesquisas mostram que 70% dos consumidores abandonam as compras online devido a uma experiência de navegação ruim. Não é à toa, portanto, que a área de UX ou customer experience tem ganhado cada vez mais espaço.
Mas a essência do UX envolve tempo e recurso para testes constantes, além de tolerância ao erro e flexibilidade para adaptação. E talvez o pequeno varejista não tenha capacidade de investimento para construir uma solução ideal.
Pensando nisso nós juntamos aqui alguns itens essenciais para que o seu e-commerce seja minimamente amigável para o usuário.
Parece clichê mas muitas definições de público-alvo e persona são baseadas em feeling. Isso é importante, sim, mas talvez você se surpreenda com a quantidade de vezes que o feeling pode ser desmentido. Para evitar ser pego desprevenido, o ideal é se cercar de dados e informações que mostrem quem é o seu público de verdade. E não quem você supõe que ele seja. Valem características demográficas tradicionais, mas também informações sobre hábitos, atitudes, opiniões. Tudo o que permita a você entender melhor com quem está falando.
Como organizar as informações na sua loja online é essencial para que o consumidor encontre rapidamente o que precisa. Invista em profissionais com experiência e conhecimento para ajudar você nesta tarefa – ainda mais se sua oferta de produtos for grande e variada.
A mais recente pesquisa TIC Domicílios já mostra que 58% dos usuários de internet no Brasil acessam a rede exclusivamente pelo celular. Portanto, é primordial, quando pensar em digitalização da sua loja, preocupar-se com um design responsivo, que seja amigável para quem acessa o site via celular. Isso significa também um visual mais simples e direto, com informações essenciais, formulários enxutos e navegação simples. Evite poluição visual a todo custo!
Tem inúmeras plataformas que oferecem e-commerce de forma barata para o lojista, com designs responsivos prontos. Fique atento, entretanto, para garantir que o visual da sua loja esteja alinhado à identidade da marca. E mais ainda: esteja adequado ao produto que você está vendendo. Uma roupa precisa de fotos maiores, enquanto produtos de tecnologia precisam de mais descrição e diferenciais, por exemplo.
Diferente de uma loja física, em que seu cliente pode pegar, provar e ter contato com o seu produto, nas plataformas online tudo o que ele vai ter é a atenção do vendedor, as fotos e as descrições. Portanto, invista em fotos profissionais, bonitas, que valorizem seu produto.
Online ou presencialmente, relacionamento é o que vai ajudar a atrair e reter os seus clientes. Portanto, invista em automação e boots nos serviços em que o cliente não quer interação. E tenha um atendimento humanizado disponível sempre que for necessário. Para isso, são essenciais vendedores que se relacionem de forma adequada com seu público e transmitam seus valores. Não adianta colocar um profissional sem experiência para atender clientes no WhatsApp e esperar um grande retorno.
Não deixe de contemplar programas de recompensa e cashback, para incentivar seus clientes a voltarem e comprarem novamente com você.
Por fim, ouça seu cliente. É esse feedback que será capaz de fazer você adaptar seu e-commerce quando necessário e continuar crescendo.
Se precisar de ajuda em qualquer uma dessas etapas, entre em contato com nossa equipe de especialistas, que está sempre pronta para auxiliar.