Você certamente já se deparou com os termos data science (ou ciência de dados), analytics, business intelligence ou etnografia. Mas esses conceitos – e a diferença entre eles – está clara para você?
Business Intelligence, ou BI, é a área que investiga o cenário, um fato que aconteceu e porque aconteceu. É, portanto, um trabalho de análise tradicional, descritivo e diagnóstico.
A partir desse trabalho é possível pensar no futuro, no que pode acontecer e em como fazer o futuro que você planejou acontecer. Neste momento começa, então, o trabalho de data science. E há várias formas de fazer essa análise preditiva: inteligência artificial, machine learning (aprendizado da máquina) ou deep learning (aprendizado profundo). Tudo vai depender do objetivo do trabalho, do tamanho do orçamento e da equipe dedicada.
Por fim, a etnografia, que é uma das técnicas de pesquisa qualitativa de mercado, é complementar ao trabalho de ciência de dados na medida em que procura entender a fundo o comportamento do consumidor e pode ajudar na organização das informações coletadas por um sistema de BI ou em uma plataforma de machine learning.
Para ajudar a esclarecer melhor esses termos e desmistificar o data science, nós conversamos com Luciana Murgel, diretora de consultoria e estratégia na Grão, e Lindy Thiengo.
Lindy é graduada em matemática e análise de sistemas, pós-graduada em estatística aplicada, mestre em gestão empresarial e tem MBA em gestão de projetos e em ciência de dados.As informações estão organizadas no e-book: Tudo o que você precisa saber sobre ciência de dados. Nós também disponibilizamos essa conversa no episódio número 6 do Gcast. Para ouvir, acesse nosso canal no Spotify.
As informações estão organizadas no e-book: Tudo o que você precisa saber sobre ciência de dados. Nós também disponibilizamos essa conversa no episódio número 6 do Gcast. Para ouvir, acesse nosso canal no Spotify.