Conheça a técnica que ajuda sua organização a crescer e saiba como a metodologia Agile pode ajudar nesse processo
O que tem limitado o seu potencial de crescimento? O Growth Hacking, ou marketing orientado a experimentos, é uma técnica que não só ajuda a descobrir o que trava seu negócio, como formula estratégias para você deslanchar.
Esse termo nasceu da experiência de Sean Ellis, em 2010, à frente do marketing do Dropbox. E significa primeiro estabelecer uma estratégia que procure atalhos (hack), para em seguida levar o negócio a um crescimento massivo (growth) em curto espaço de tempo.
Por exemplo: O Dropbox estava com dificuldades de crescer até que o CEO, Drew Houston, fez um vídeo de 4 minutos explicando como a ferramenta funciona. Seu objetivo era impactar a audiência do Dig, um site de indicação de conteúdo, e deu certo. Isso porque ele rapidamente apareceu entre os vídeos indicados pela plataforma e, em uma noite, o Dropbox saiu de 5.000 para 75.000 usuários.
Além disso, Sean Ellis criou uma estratégia usando as redes sociais para divulgação e crescimento da empresa. Essa estratégia era a seguinte: usuários que indicassem novos usuários para a plataforma ganhavam espaço de armazenamento. O resultado: 2,8 milhões de convites disparados em 30 dias.
De modo simplificado, a estratégia de growth hacking consiste em identificar os gargalos do negócio e trabalhar para liberá-los. Esse processo, então, valoriza a descoberta de novas soluções e a experimentação, testando hipóteses, mapeando sucessos e fracassos (inevitáveis) e incentivando que o processo continue até acertar.
Pré-requisito, portanto, é ter um ambiente onde o erro é permitido, o que acaba ocorrendo mais facilmente em empresas menores, com menos processos e burocracia.
Algumas dicas importantes para quem busca crescimento massivo, de acordo com artigo publicado no site da FIA (Fundação Instituto de Administração), são:
E, por fim, estar sempre aberto para mudar!
Neste momento é possível que tenha passado pela sua cabeça uma metodologia de gestão de projetos que surgiu em 2001 com o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software (lembrou da metodologia Agile?) e é possível que você esteja se perguntando qual é a relação entre as duas. Então vamos lá.
A metodologia Agile surgiu dentro do contexto de desenvolvimento de softwares com o objetivo simples de conduzir processos de forma mais rápida e ágil. Isso porque pelas metodologias tradicionais, uma vez que aprovam o planejamento, as equipes seguem as ações previamente estipuladas. Mas como muitas coisas mudam ou são atualizadas no meio do projeto, as equipes normalmente precisam de bastante flexibilidade e disposição.
A diferença básica, portanto, entre growth hacking e metodologia Agile é que enquanto o primeiro está voltado principalmente para estratégias de marketing de crescimento, a segunda foca em processos de gestão e pode ser usada dentro de uma estratégia de growth hacking.
Para as metodologias ágeis funcionarem existem alguns princípios e valores básicos, como:
A função deste tipo de metodologia é validar estratégias, organizar demandas do time, garantir a continuidade dos projetos e a produtividade da equipe e manter o time alinhado ao planejamento (que pode ser constantemente atualizado).
Retomando, enquanto o growth hacking busca lacunas no processo de marketing e cria soluções inovadoras para preenchê-las e acelerar o crescimento de uma empresa, a metodologia Agile pode ser um ponto de apoio do growth hacking. Isso porque ela volta sua atenção para os processos das empresas e foca em como melhorá-los e torná-los mais eficientes.